A logística é responsável por fazer os materiais das cadeias de produção fluir das origens para os destinos, utilizando operações de transporte, armazenamento, transbordo entre outras. Combinar as distâncias, cargas, prazos, características dos veículos e rotas não é uma tarefa simples.
Conheça as nossas soluções para operações logísticas.
A roteirização de veículos define qual a seqüência de visitas que um veículo como um caminhão, ônibus, carro ou navio deve fazer para coletar ou entregar produtos e pessoas. Para isso, deve respeitar restrições como peso, volume, velocidade, janelas de tempo, segurança, etc.
Nós provemos a tecnologia para realizar as operações logísticas operações de modo econômico.
O planejamento da frota deve definir como será o mix da frota de veículos de transporte em tipo e quantidade, considerando as características da demanda, distribuição geográfica, tamanhos das cargas, estratégias de transporte, entre outros.
Utilizando técnicas de simulação, é possível construir vários cenários e identificar as composições de frota que são mais vantajosas.
A maioria dos veículos precisam de pessoas para operá-los. É necessário um especial cuidado ao planejar a operação desses veículos pois, embora eles possam funcionar por longos períodos continuamente, as tripulações tem limites de jornada, carga de trabalho, qualificação e experiência que devem ser respeitadas.
Com a nossa tecnologia, além de construir rotas, nós mostramos como você deve alocar seus motoristas.
Em redes logísticas deve-se escolher cuidadosamente onde instalar novas facilidades como armazéns, fábricas, pontos de transbordo, entre outros, visando diminuir o custo logístico total , elevar o nível de serviço para os clientes ou capturar nova demanda.
Utilizar transporte multimodal diminui os custos e nós provemos a tecnologia para o planejamento desse tipo de decisão.
Preocupa-se em como arranjar espacialmente as cargas nos veículos, minimizando as viagens com carga incompleta e respeitando restrições de peso, volume, estabilidade horizontal e vertical, empilhamento, etc.
Pode ser integrado com a roteirização, com o objetivo de organizar a carga considerando a sequência de coleta ou entrega.
Navios em berços ou caminhões em docas devem fazer operações de carregamento e descarregamento. Considerando a demanda pelos produtos, as dimensões dos veículos as restrições de horário de funcionamento, quando e onde cada veículo deve realizar a operação?
Esse problema é comum em operações de cross-docking ou manipulação de conteineres, tanto para caminhões como para navios.