A manufatura é o ambiente onde pessoas e máquinas transformam matérias-primas e componentes em produtos. É um ambiente dinâmico e desafiador pois deve-se integrar decisões de processos de produção, pessoas, máquinas, prazos e custos.
Conheça as nossas soluções para as operações de manufatura.
A programação da produção define quando quais recursos serão utilizados nas tarefas necessárias para fazer um produto. É um problema típico de planejamento de manufaturas em que a preocupação é programar as máquinas do chão de fábrica, mas também é aplicada em programação de projetos como construção civil e naval ou na definição de escalonamento de funcionários em instituições de ensino e hospitais.
Sistemas de produção contínua ou semi-contínua, a programação e dimensionamento de lotes define o tamanho dos lotes de produção, quando cada um será produzido, em qual sequência e em qual recurso, considerando os setup de trocas dos lotes, custos de armazenamento, demanda de cada produto, etc.
Faça planos de corte que minimizam os desperdícios, quantidades de retalhos, a abertura de vários lotes diferentes e tempos de setup do equipamento de corte.
Os produtos podem ser cortados em uma dimensão (tubos, perfis, tarugos, barras, etc...), duas dimensões (chapas, tecidos, placas, etc...) ou três dimensões (blocos, etc...).
Faça o planejamento tático de produção, considerando que múltiplas plantas, fornecedores, capacidades de produção, tipos de produto, combinações de matérias-primas, cadeia logística de transporte e distribuição, etc.
Geralmente está preocupado com o planejamento de médio prazo, com horizonte de vários meses.
Todo lugar em que clientes chegam aleatoriamente e são atendidos por servidores, como caixas ou balcões de atendimentos, existe um sistema de filas. Esses sistemas são comuns em serviços, incluindo os serviços de atendimento ao consumidor por telefone.
Geralmente, as principais preocupações desses sistemas são a alocação adequada de capacidade, atendimento à um nível de serviço escolhido, minimização de custo do sistema ou maximização de lucro.
Uma linha de produção é uma sequência de tarefas que devem ser cumpridas para a produção de um produto em que as tarefas e os recursos são alinhadas sequencialmente e o produto se desloca entre as estações de trabalho.
O balanceamento está preocupado em distribuir a carga de trabalho de modo equilibrado entre as estações de trabalho, respeitando características do processo, tempo de ciclo e takt time e minimizando custos.