A cidade de São Carlos está localizada no centro geográfico de Estado de São Paulo distante cerca de 230 km da capital. Com população por volta de 220 mil habitantes, é conhecida pela concetração de empresas de alta tecnologia, estudantes universitários e pela geração de conhecimento das universidades da cidade, UFSCar e USP.
No dia 11 de outubro de 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.504, concedendo à cidade de São Carlos o título de Capital Nacional da Tecnologia. E a cidade merece o título. A concentração de doutores (PhD) é muito maior que a média nacional. Enquanto no Brasil existe um doutor para cada 5.423 habitantes, em São Carlos são 1 doutor para cada 135 habitantes, ou seja, 40 vezes a média nacional. Além disso, enquanto no Brasil a média de patentes registradas é de 3 por 100 mil habitantes, em São Carlos essa média é de 15. (G1, 2012).
A quantidade de investimentos em desenvolvimento tecnológico e inovação também é grande. A cidade é a terceira na quantidade de projetos PIPE da FAPESP, atrás apenas de São Paulo e Campinas e a primeira em quantidade de PIPE por habitante.
Existe cerca de 250 empresas de alta tecnologia, a maioria criada por acadêmicos e ex-alunos das universidades instaladas em São Carlos, em áreas como nanotecnologia, robótica, tecnologia da informação, biotecnologia, entre outras. A cidade tem dois parques tecnológicos, o Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec) e o Parque Ecotecnológico Dahma (Ecotec). Além desses, São Carlos também tem uma incubadora de empresas, o CEDIN, além de um ambiente para empresas de alta tecnologia já maduras, o Science Park.
É nesse ambiente estimulante (que chamamos de ecossistema) de ciência, tecnologia e inovação que a NeoInfinito está inserida. E a nossa contribuição para o ecossistema é aplicar os avanços em matemática, computação e engenharia de produção em contextos práticos das indústrias e instituições públicas.
Veja as matérias publicadas em vários meios de comunicação sobre São Carlos e sua vocação para ciência, tecnologia e inovação.
- Ministério da Ciência aponta São Carlos como 3a cidade mais inovadora. 27 de outubro de 2015. link.
- São Carlos é a 1ª em número de doutores por habitante na América Latina. 26 de abril de 2012. link.
- São Carlos se consolida como o celeiro tecnológico do Brasil. 27 de março de 2012. link.
- Folha de São Paulo, caderno "Mercado", 25 de março de 2012. link.
- Problemas Brasileiros, nº 409, jan/fev 2012. link.
- Universia Brasil. São Carlos, a cidade dos doutores. 5 de maio de 2005. link.